Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Filhos, filhos, filhos...
É tão difícil ser mãe e pai nos tempos que correm.
 
No meu tempo de meninice e adolescência, claro que passei por estas fases todas e apesar de não serem fases fáceis, ultrapassei-as com pouca ou nenhuma compreensão e sem qualquer tipo de ajuda.
 
Hoje, os miúdos, ou melhor, a maior parte deles, apesar de terem os pais mais conscientes e mais atentos a estas fases complicadas, parece que a sua vida se transforma num drama sem fim à vista.
 
Eu enquanto mãe de um pré-adolescente, neste momento, bastava-me saber que o meu filho tem as ideias arrumadas e que é uma pessoa feliz.
Mas tem dias que por mais que tente entender não consigo. E sim, apesar de todas as minhas reticências, decidi pedir ajuda profissional. Embora seja minha amiga, não deixa de ser uma ajuda essencial, para nós pais, mas especialmente para ele. Ainda não está a dar frutos, mas as expectativas são grandes.
 
Sei que tudo vais melhor sem o stress das aulas, agora que as férias vão começar. Mas o que pretendemos é que no próximo ano lectivo, a cabecinha já tenha todas as ideias arrumadas para que se possa entregar de corpo e alma ao novo ano lectivo, sem ansiedades e sem medos.
 
Resolvi escrever sobre este assunto tão pessoal, porquê?
 
Ontem aconteceu algo inesperado, ou melhor, só veio confirmar o que eu já desconfiava.
 
O meu filho, meio envergonhado e sem me olhar de frente, fez a seguinte pergunta:
 
-Mãe, vais comigo a um sítio? Responde-me sem saberes onde é.
 
- Não posso te responder, primeiro tenho que saber, digo-lhe eu.
(Parando de fazer o que estava a fazer nesse momento, reparo que ele está corado e a transpirar).
 
- Mãe, eu fiz uma promessa. Prometi que se passasse de ano teria que ir a pé a Fátima.
 
A minha primeira reacção foi sorrir, primeiro aliviada e depois por concluir que afinal ele andava preocupado com as notas, apesar de querer dar a entender que não lhe interessavam minimamente.
 
Acho que me vou estrear como peregrina, com a melhor companhia do mundo.
 
 


7 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.06.2009 às 11:09

Olá

Humm.. não me posso esquecer de falar com os meus filhos sobre o significado das promessas e dos sacrifícios... é que Setúbal é um bocadinho mais longe de Fátima :-)

Ser pai é muito complicado mesmo, as crianças de hoje em dia não tem nada a ver com as crianças que nós fomos, na verdade a forma actual de viver pouco tem a ver com a forma em que nós vivemos... ainda que muitos dos problemas sejam os mesmos.

Hummm, acho que me deste uma ideia para um post... ao contrário de ti, eu acho que as cabecinhas que tem que ser organizadas são as nossas, as dos pais, e não as das criancinhas... e tens razão, a ajuda pode ser muito útil... mas pela minha experiência de pai de uma criança muito difícil, com dislexia e défice de atenção,a ajuda é muito mais útil para nós que para eles.... porque eles vivem, nós temos que aprender a viver com eles.

beijinho e bom fim de semana
Jorge
Imagem de perfil

De mimi a 19.06.2009 às 11:35

Olá Jorge,

Sim, concordo contigo. A ajuda está a ajudar-me imenso a conseguir entendê-lo, a entender as suas angústias, a sua revolta com tudo e todos a conseguir a harmonia lá para casa que tanto preciso. Mas também espero que o ajude a ele. Só quero vê-lo feliz.
Bjs e bom fim de semana
Imagem de perfil

De jabeiteslp a 19.06.2009 às 14:46


assim dá gosto...

tem é cuidado com o sol...

jocas da Covilhã
Imagem de perfil

De mimi a 22.06.2009 às 16:11

acho que vou esperar pelo Outono.
Imagem de perfil

De jabeiteslp a 21.06.2009 às 21:38


e acertas-te logo
é mesmo um javali bébé
orfão...

boa semana
jocas

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D