Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





CRIANÇAS ESCLARECIDAS

por mimi, em 04.11.08

 

 

 Eu sempre tive a convicção de que não se deveria esconder nada ás crianças, nem mostrar-lhes que o mundo é só cor de rosa. Mesmo naqueles temas mais polémicos que normalmente os pais tendem a suavizar, eu não acho bem. Nomeadamente em relação á morte, á pedofilia, aos raptos, aos maus tratos, etc.

Sempre ensinei e sempre tentei responder, a todas as perguntas o mais fiel com a realidade ao meu filho R. Nunca deixei de ir a um funeral por não o querer levar, desde muito pequeno que lhe expliquei que as pessoas morrem e sempre lhe disse o que se fazia com os mortos.

Quando começou a aparecer nas notícias a toda a hora sobre o escândalo da casa pia, expliquei-lhe o significado da palavra pedofilia quando ele perguntou.

E devemos ensiná-los e incentivá-los a perguntar quando têm alguma dúvida, por exemplo, ainda esta semana o meu R. me perguntou se um menino que é diabético da sala dele, na aula de educ. física o nariz começou a sangrar, se através do sangue poderia contagiar alguém com diabetes. Para nós adultos parece uma pergunta com resposta obvia, mas para as crianças é normal terem esta dúvida, porque normalmente só ouvem falar de sida, e de como se contagia e então as outras doenças? Pensarão eles.

 

Estes são aqueles temas mais polémicos e que muitos pais tendem a fugir deles, muitos por não conseguirem expressar-se de maneira a que os filhos entendam, outros porque acham que os filhos têm tempo de aprender estas coisas mais tarde.

 

Depois existem aqueles assuntos, práticos, dos dia a dia que não deixam de ser menos importantes.

 

Acho que lhes devemos ensinar desde bastantes pequenos, por exemplo o que devem fazer se se perderem num centro comercial qualquer, devemos ensinar-lhes a direcção, um nº de telemóvel dos pais, etc..

 

Isto tudo vem a propósito de uma situação real que aconteceu com um filho de um amigo meu. E que poderia ter-se transformado numa tragédia se a criança não estivesse esclarecida pelos pais e se não a tivessem preparado para uma situação semelhante.

 

O meu amigo tem um filho com 5 anos. E na sexta-feira passada foi colocá-lo no autocarro, e tinha combinado com o pai, de ele ir buscar o neto ás 18h á paragem do autocarro. O que aconteceu é que o avó se esqueceu e ele acabou por estar na paragem 1h30 á espera que alguém o fosse buscar.

 

O meu amigo só diz, se não tivesse ensinado o filho de que não deve sair do lugar de onde está que alguém o há-de ir buscar, se calhar tinha perdido o filho na sexta feira. Porque numa cidade como Coimbra, ás 19h30 da noite uma criança de 5 anos a deambular pelas ruas, torna-se num alvo muito fácil para qualquer predador.

 

Eu só de o escutar a dizer isto, fiquei toda arrepiada e a imaginar a aflição dos pais, quando se aperceberam que o filho de 5 anos estava sozinho de noite numa paragem de autocarro.

 

 


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Cloudy a 04.11.2008 às 14:45

Ficaste tu arrepiada e fiquei eu. Realmente concordo plenamente com tudo o que disseste. As crianças percebem muito melhor as coisas do que aquilo que pensamos. Nós é que fazemos um bicho de sete cabeças para lhes explicar qualquer coisa e não deve ser assim.
Esperemos que os pais tenham cada vez isto mais presente.
Imagem de perfil

De mimi a 04.11.2008 às 16:09

Realmente espero que os pais dêm mais autonomia aos seus filhos e pos deixem de super proteger de tudo.
Bjs
Imagem de perfil

De mamaepedro a 04.11.2008 às 14:54

Ah coitadinho, e ele não chorou?
Concordo com tudo o que disseste, o mundo não é cor de rosa mesmo e eles devem estar sempre preparados para o pior.

Beijinhos
Imagem de perfil

De mimi a 04.11.2008 às 16:07

Acho que não, embora estivesse um pouco amedrontado.

Bjs
Sem imagem de perfil

De Perfume a 04.11.2008 às 15:45

Felizmente correu tudo bem. Eu como mãe jamais deixaria a minha filha com 5 anos ir sózinha num transporte sem me certificar que estava alguém já á espera dela.
Acho de uma IRRESPONSABILIDADE ATROZ o que esse senhor fez ao filho , ainda para mais nos dias que correm. Azares acontecem,mas, há azares que são perfeitamente evitaveis.
Excelente post para alertar os pais. Desculpa, mas este tipo de situações mexem comigo.
Imagem de perfil

De mimi a 04.11.2008 às 16:06

Eu também não deixaria o meu filho com 5 anos ir sozinho num transporte público, embora eu com 6 anos quando vivi em Coimbra andava na maior, sem problemas, mas hoje acjho que as coisas estão piores.

Bjs
Sem imagem de perfil

De jabeiteslp a 04.11.2008 às 18:21



prevenção e esclarecimento
antes que o diabo as teça num momento

parabens ao post
da Covilhã
beijo
Imagem de perfil

De mimi a 06.11.2008 às 09:49

Obrigado.
Bjs
Imagem de perfil

De bomamigo a 05.11.2008 às 23:00

Nunca deve ser negada uma resposta a uma criança , deve ser sempre dada com a maior clareza pelo menos foi o que eu fiz a dois que tenho que neste momento são duas pessoas adultas formadas e sem problemas, pois sempre lhes disse tudo do que a vida é feita e hoje uma com 33 anos e um com 26 só me agradecem por isso pois sempre os tentei esclarecer dentro dos meus parcos conhecimentos, por isso D. Paula um grande beijinho e é mesmo assim com coragem e sem caprichos que se educo os filhos eu hoje viro-me para os netos mas nada lhes escondo e os pais seguem o mesmo caminho
Imagem de perfil

De mimi a 06.11.2008 às 09:51

Obrigado pela visita.
Volte sempre.
Pepita

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D