Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





VELHICE = SOLIDÃO

por mimi, em 21.08.08

 

Nunca tinha pensado muito sobre o assunto, mas depois de me vir ter aos ouvidos algumas histórias sobre velhos, que vivem completamente isolados de tudo e de todos e abandonados pela família, comecei a pensar que deve ser a coisa mais triste, mais devastadora que nos pode acontecer, a solidão.

 

Este não é o caso da minha avó materna, porque os filhos e os netos não a abandonaram, embora ela esteja com 84 anos, nunca pare, desde fazer caminhadas sozinha a ir até ao pinhal apanhar pinhas, etc., vive uma zona muito isolada, em que só existem mais 2 casas ali ao pé. Uma delas é de uma senhora muito interesseira que mal para ali foi viver enfiou-se em casa da minha avó e enquanto não conseguiu começar a levar umas peças antigas valiosas não descansou, umas foram levadas oferecidas e outras simplesmente desapareceram e voltaram a aparecer em casa da dita senhora, e a outra é uma rapariga divorciada com 2 filhos, mas que nunca está em casa, porque trabalha por turnos e então ou está a trabalhar ou está a dormir e os filhos ali andam ao deus dará o dia todo.

 

Mas a minha avó não quer sair da casa dela, só que o pior mesmo era a solidão e ela andava sempre muito triste, deprimida e em baixo desde que ficou viúva, porque embora andassem sempre a resmungar faziam companhia um ao outro.

 

Então para resolver este problema, os filhos acharam por bem, arranjarem-lhe alguém que a ajudasse nas tarefas de casa e lhe fizesse companhia.

Tivemos imensa sorte, conseguimos uma senhora de uma aldeia próxima, que também é viúva e não tem filhos, mas é muito mais nova que a minha avó, tem à volta de 60 anos e já está reformada. Até lá dorme em casa com a minha avó e tudo. Acho que foi a melhor coisa que se podia ter feito, porque agora nem parece a mesma, anda sempre bem disposta, brincalhona, até a nível de saúde melhorou imenso.

 

Porque existem muitas pessoas que para fugirem à solidão fazem coisas levadas da breca, por exemplo, de cada vez que vou ao centro de saúde encontro lá sempre as mesmas pessoas, as auxiliares dizem que algumas delas ali vão todos os dias, e chegam a passar lá manhãs inteiras, para simplesmente tirar uma dúvida, hoje, amanhã porque precisam de uma receita, etc.

 

Tenho muito medo da velhice. Não de ficar com rugas, mas sim de ficar sozinha e abandonada.

 

PS: Embora já algum tempo quisesse escrever sobre este tema, aproveitei o desafio da Cometa do blog Duas Ideias, para o desenvolver.

 

PS2: Imagem retirada do blog Duas Ideias.

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Imagem de perfil

De thathys a 21.08.2008 às 16:34

Ai amiga, nem sei o que te diga... A minha avó que tem 83, agora está sozinha em Lx... e para o meu pai está a ser muito dificil, pois para ele seria melhor ela estar aki connosco, mas tem o mal de familia, é teimosa que nem um raio e diz que quer morrer na casinha dela. Mas garanto-te, que mal tenha umas feriazitas,vou para lá lhe fazer companhia, pois adoro a minha avó!

Jokas Gandes
Imagem de perfil

De mimi a 22.08.2008 às 10:17

Por norme os velhos não querem sair da sua própria casa e eu até que os entendo.
A nossa casa é a nossa casa.
Bjs
Sem imagem de perfil

De jabeiteslp a 21.08.2008 às 18:56


não sei que dizer
a solidão impera
sociedade a nossa
feita fera

e lembro-me
de uma canção
sou velho mas feliz
( I am old but i`m happy )
só nos 70
se assim se diz



dos calhaus da Covilhã
parabens ao tema
bjo
Imagem de perfil

De mimi a 22.08.2008 às 10:18

O que eu mais quero é envelhecer feliz....

Bjs
Sem imagem de perfil

De jabeiteslp a 22.08.2008 às 10:26


e é o que todos procuramos





xinho dos calhaus
Sem imagem de perfil

De carochinha a 23.08.2008 às 09:13

meu deus, como te compreendo! conheço uma senhora posta na rua pelos próprios filhos e sem um tostão. agora vive sozinha em casa de um deles, que só vem aos fins-de-semana. só de pensar em como a senhora vive infeliz! o que vale é que tem a companhia das vizinhas, que a vão ajudando. muitas vezes as pessoas que não são nossos familiares é que nos ajudam, quando os parentes viram as costas. já viste bem? beijinhos
Imagem de perfil

De mimi a 25.08.2008 às 09:22

Infelizmente situações como esta acontecem mais do que a maior parte das pessoas imagina.
Infelizmente é este o mundo em que vivemos.
Bjs
Imagem de perfil

De madura a 24.08.2008 às 00:27

Olá boa noite.foi um prazer passar por aqui.Passei primeiro no blog da pessoa que lançou o desafio para escrever sobre a foto.
Sem dúvida que o problema da velhice nos deve preocupar a todos.Quem, de novo não morre, de velho não escapa. è a lei da vida.

Também tenho muita pena dos velhinhos.Posso dizer que ajudei 2 a ter qualidade de vida até morrerem.Claro que estou a falar de companhia, higiéne, alimentação e caminhadas de passos curtos.Algumas noites sem dormir para ser possível prestar auxílio na mudança de posição, na muda da fralda...enfim.Estas pessoas, eram tios em 2.º grau, marido e mulher.Primeiro morreu ele, passados 3 dias morreu ela, mas felismente poderam ter toda a atenção até ao último suspiro. Todos nos devíamos lembrar que também um dia podemos ficar sós, mesmo não sendo só pela velhice, sim porque há outras formas de solidão.

Gostei muito e espero voltar. Já agora também está convidada.

Bom fim de semana
Imagem de perfil

De mimi a 25.08.2008 às 09:23

Em 1º obrigada pela visita.
Em 2º penso que cabe a cada um de nós ir mudando estas situações, como por exemplo no que relatou.
Volte sempre.
Bjs
Imagem de perfil

De madura a 25.08.2008 às 09:50

Olá bom dia.

Hoje irei publicar um post, que ainda mais nos pode por em reflexão. Se assim o entender, deixo-lhe o meu convite para visitar o meu blog mais logo.

Desejo-lhe uma ópyoma semana cheis dee muitapara viverbem

beiijinhos
Imagem de perfil

De mimi a 25.08.2008 às 10:38

Vesitarei com todo o prazer.
pepita
Imagem de perfil

De Miss Pepper a 24.08.2008 às 21:19

Este é um dos grandes problemas da nossa sociedade: a solidão na terceira idade. E a este ainda podemos acrescer o abandono, infelizmente. A minha sogra adora tomar conta de velhotes e faz o mesmo que essa senhora agora faz à tua avó. E os velhotes gostam muito dela. Hajam oessoas como ela que têm paciência para tratar dos velhotes e os animar na réstia de vida que ainda têm.

xinhus
Imagem de perfil

De mimi a 25.08.2008 às 09:24

É muito importante continuar a haver pessoas com esta disponibilidade.
Bjs
Imagem de perfil

De umbreveolhar a 25.08.2008 às 14:45

Tendo muita consideração pelos meus amigos/as que constam na minha lista, agora renovada, desejo que as férias tenham sido óptimas, e no caso de ainda não terem terminado, uma boa continuação e que tudo decorra pelo melhor. Os amigos que têm a gentileza de responder aos meus comentários, como é o caso e que também comentam o meu humilde blog, merecem bem a minha amizade. Voltarei brevemente, pois ainda não me encontro em Braga.
Cumprimentos.
CAB

Sem imagem de perfil

De lorena a 25.11.2008 às 11:26

Achei seu comentario com palavras muito fortes, acredito que tem que ter respeito pelas pessoas.
Não é correto usar o termo "velhos" e sim IDOSOS, dizer tambem "RAPARIGA", somente deve usar esse termo se voce realmente tiver certeza, não devemos pre-julgar o proximo sem antes termos a visão de um todo. Por um acaso você tem conhecimento das necessidades que a familia da "Rapariga" que você cita vive?
E muito facil falar do proximo.
Então minha cara pessoa que colocou essa materia...por favor leia mais.
Imagem de perfil

De mimi a 25.11.2008 às 12:13

Bom dia,

Pois deixe que lhe diga que voltaria a escrever tudo o que escrevi. Só falo com conhecimento de causa, nunca á toa.

O uso da palavra "velho" é o mais correcto a meu ver. Não percebo o que tem de mal.
Se consultar um dicionário verá qual a diferença entre velho e idoso, mas já agora aqui fica:
velho (homem de idade avançada)
idoso (senil)

Então minha cara pessoa, aconselho-a a antes de deixar um comentário se inteire sobre o que está a escrever.....por favor leia mais.
Pepita (Blog pessoal)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D